Perguntas frequentes
1) Como saber se uma criança precisa usar óculos?

O oftalmologista pode detectar a necessidade ou não dos óculos através de um exame completo dos olhos. Geralmente, as pupilas são dilatadas com a finalidade de relaxar os músculos responsáveis pela focalização das imagens, obtendo-se uma medida precisa. Usando um instrumento chamado retinoscópio, o oftalmologista calcula com precisão o grau do olho daquela criança. Assim, pode orientar os pais se a criança precisa usar óculos, ou se precisa ser apenas monitorada.

2) O que é estrabismo e qual sua frequência?

Estrabismo é qualquer desalinhamento dos olhos. Estima-se que 4% da população dos Estados Unidos tenha estrabismo.

3) O que causa estrabismo?

A maioria dos estrabismos é devido a uma ainda mal compreendida anormalidade neuro muscular (inclusive do cérebro) do controle da movimentação dos olhos. Mais raramente, pode ser devido a um problema específico nos músculos.

4) Como o estrabismo é tratado?

O objetivo do tratamento do estrabismo é corrigir o desalinhamento dos olhos, permitindo um melhor trabalho conjunto (visão binocular). O tratamento poderá ser feito com óculos, exercícios oculares, prismas, e ou cirurgia nos músculos oculares. Problemas associados com o estrabismo (incluindo ambliopia, ptose das pálpebras, e catarata) são geralmente tratados antes da cirurgia do estrabismo.

5) O que fazer quando uma criança machuca os olhos?

Se for acidente com produto químico, irrigar com bastante água é muito importante. Lave os olhos e toda a face com água limpa durante 10-15 minutos. Em seguida, leve-a a um consultório oftalmológico ou Pronto Atendimento oftalmológico. Se um objeto pontiagudo penetrar no olho (exemplo: anzol de pesca) nunca tente retirá-lo, mas leve imediatamente para um serviço de emergência. Outras lesões contusas (não perfurantes) devem ser examinadas por oftalmologista, pois a natureza grave do acidente pode não ser aparente de imediato.

6) Onde acontece a maiorias dos acidentes oftalmológicos?

Acidente nos olhos pode ocorrer a qualquer hora, em qualquer lugar. A adoção de medidas preventivas corretas evitaria a maioria dos acidentes. Quase 50% destes ocorrem na prática de esportes e atividades de recreação, e com mais frequência em crianças e adolescentes.

7) Por quê uma criança precisa de óculos?

Crianças precisam de óculos por várias razões - sendo algumas diferentes dos adultos. Como o sistema visual da criança está crescendo e desenvolvendo, especialmente durante os primeiros 6-7 anos de vida, os óculos podem representar papel importante ao garantir o desenvolvimento normal da visão.